Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Quando o assunto é saúde, é normal que a população tenha dúvidas, e quando a cidade vive um surto, mais ainda. Por causa da toxoplasmose, leitores do Diário entraram em contato para saber se quem está com a doença pode se vacinar contra a gripe. É o caso de uma família que mora no Bairro Medianeira. O filho, de 17 anos, foi diagnosticado com toxoplasmose e está no grupo de risco de pessoas com doenças crônicas que pode receber a dose de graça durante a campanha de vacinação. Porém, ao chegarem no posto de saúde, eles foram orientados a esperarem alguns dias. A família preferiu não ser identificada.
- Ele não estava com febre. Acho que foi um pouco de medo dela (enfermeira) em fazer a vacina nele quando falei que ele tinha toxoplasmose. O meu filho tem rinite alérgica muito forte e asma e, por isso, o infectologista indicou tomar a vacina. Claro, o fato de estar com toxoplasmose não é algo grave, mas a gente se preocupa, é um adolescente - contou a mãe, de 38 anos.
:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::
O jovem apresentou os sintomas da síndrome febril há dois meses, febre, dor de cabeça, cansaço e, além disso, apareceram ínguas pelo corpo. A família procurou atendimento na rede particular, pela qual o paciente fez um exame que, depois de 20 dias, deu negativo para toxoplasmose. Porém, como era caso de suspeita, a equipe da Vigilância em Saúde coletou sangue para enviar ao Laboratório de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen - RS). Neste segundo exame, foi confirmada a doença. A mãe contou que ele não está tomando remédio, apenas fazendo acompanhamento com o infectologista.
A responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, Ana Motta, esclarece que as equipes das salas de vacina estão sendo orientadas sobre isso. A informação é a mesma: quem está febril, não pode receber a dose.
- É a mesma orientação para todos. Quem não está com febre pode fazer a vacina. A toxoplasmose não caracteriza indicação para a vacina, não inclui a pessoa como quem tem doença crônica. Se isso aconteceu no posto, as colegas estão agindo de forma errada. Vamos ter que falar com elas, porque isso não procede - esclareceu Ana Motta.
Autoridades em saúde dão nova orientação sobre o tempo de fervura da água para combater a toxo
A infectologista Jane Costa comenta, também, que está orientando os pacientes que estão com toxoplasmose a se vacinarem.
- Quem está no grupo de risco tem que se vacinar igual, porque não podemos sair de um surto e entrar em outro. Tem que tentar, pelo menos, amenizar, então, vacina igual. Lembrando que o paciente muito febril ou quem tem alergia ao ovo não pode se vacinar - reforça Jane.
QUEM TEM DIREITO À VACINAÇÃO GRATUITA
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
- Gestantes (independente do período gestacional)
- Puérperas até 45 dias após o parto
- Idosos
- Indígenas
- Trabalhadores da área da saúde
- Professores
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional
- Pessoas portadoras de doenças crônicas e de outras categorias de risco clínico (neste caso, é necessário apresentação de atestado médico)